domingo, 2 de fevereiro de 2014

TEATRO EVANGÉLICO - DIA DAS MÃES - Deus está presente em todos os momentos

Marta está arrumando a casa e cantando um hino de louvor a Deus. De repente a sua filha Sandra chega e...
Marta: Filha, que bom que você chegou. Vem ler a Bíblia comigo para você conhecer o amor de Jesus.
Sandra (debochada): Mãe, você está pensando que eu sou o quê? Ser crente é coisa pra velho ou pra criança que não pode fazer nada de bom que o mundo oferece. Não se faça de esquecida! Você sabe muito bem que eu tenho 18 anos e, portanto não sou mais criança. Eu já sou de maior e sei muito bem o que é certo e o que é errado. Vê se me erra!
Marta: Mas você precisa saber que a coisa mais importante na vida é somente servimos a Jesus, pois somente Ele tem poder para nos salvar.
Sandra: Você nunca veio com esse tipo de conversa comigo! Por que resolveu “pegar no meu pé” justamente agora?
Marta: Mas minha filha, aqui em casa é só nos duas e se você aceitasse a Jesus, ficaria até melhor para eu participar das atividades na igreja. Você bem que poderia me fazer companhia para ir à casa do Senhor... Sabe o que é...? Você ia sentir a alegria verdadeira que é servir a Jesus.
Sandra: Mãe, olha bem pra minha cara! Eu sou jovem e tenho mais é que curtir a vida e namorar bastante. Eu quero é aproveitar tudo o que tenho direito enquanto eu estou nova, bonita e com tudo em cima.  Depois que eu tiver um “caco velho” nem lá no lar do idoso eu vou encontrar quem me quer.
Marta: Mas Sandra, a morte não escolhe idade. No cemitério está assim de velho, criança, adulto e muita gente que se acha bonita. Como ninguém sabe o dia e nem a hora, é melhor se preparar, pois depois que morrer, aí já era. Resta apenas aguardar o Juízo Final.
Sandra: Nem adianta me jogar praga! Eu vou ser feliz do meu jeito. E com o meu Carlinhos...
Marta (interrompendo Sandra): Quem é esse tal de Carlinhos?
Sandra: Carlinhos é um bombeiro que eu acabei de conhecer. Ele é do jeito que eu gosto. Um verdadeiro “pedaço-de-mau-caminho”! Ah!!! (suspirando).
Marta: Sandra! Não é possível que você esteja com o plano de fazer o que eu estou pensando? Você nunca foi assim! O que está acontecendo? Fala pra mim, que eu estou pronta para te ajudar a sair desse plano maligno.
Sandra: Calma, mãe. Não precisa fazer tempestade em uma gota d’água. Eu e o Carlinhos nos amamos. Portanto, ninguém tem nada a ver com isso.
Marta: Mas eu não posso aceitar essa pouca vergonha! Quer dizer, falta de vergonha!
Sandra: Não tem problema. Eu fujo com o amor da minha vida e aí resolve essa parafernália. Você acha que eu pretendo ficar aqui “encalhada”? Ainda mais agora que eu consegui o meu príncipe encantado. Tchau, mãe cafona.
Marta: Tchau não, minha filha. Até logo. Senhor tem misericórdia da minha filha! Guarda, protege... Mas acima de tudo salva ela.
Sandra sai à procura do namorado Carlinhos e...
Marta: Quer saber de uma coisa! Eu vou agora participar do culto das senhoras orar e ouvir o Senhor falar comigo, porque se com Deus está difícil, sem Ele vai ser um caos total.
Mas assim que ela se prontifica para sair, chega Paulo, o seu irmão.
Paulo: Sempre assim. Eu chegando e você saindo!
Marta: Nada disso. Pode acabar de chegar.
Paulo: O que você está fazendo aqui sozinha? Cadê a Sandra, a minha sobrinha? Eu sou um tio presente, quero saber como é que ela está.
Marta: Ela saiu por aí. Não sei aonde ela foi.
Paulo: Você nunca sabe né! Se acontecer alguma coisa de errado com ela é culpa sua.
Marta: Olha, eu não gostaria de falar sobre esse assunto. Na verdade eu nem sei por onde começar...
Paulo (interrompendo Marta): É muito fácil e não precisa ficar enrolando. Começa do início.  Você entendeu ou quer que eu desenhe?
Marta: Não me obrigue a entrar em detalhes. Nós tivemos uma discussão feia hoje de manhã e ela fugiu de casa “com uma mão atrás e a outra na frente”. Só foi com a roupa do corpo. Ela disse que ia morar com um tal de Carlinhos, um cara que eu nunca vi na minha vida. Ela apenas me disse que era o amor da vida dela.
Paulo (bravo): Isso só pode ser brincadeira de mau gosto, não é? Você nunca soube mesmo educar a “filhinha” e agora está aí colhendo os frutos.
Marta: Você não pode dizer nada, porque não sabe o que está se passando aqui em casa. Minha filha sempre foi um amor de pessoa, mas foi só eu passar a ser crente que ela criou esse sentimento de revolta. Parece até que mudou da água para o vinho.
Paulo: Realmente ela mudou da água para o vinho e agora deve estar no uísque e até na “branquinha”, pinga mesmo. Deve ser uma “beberrona” de mão cheia. Mas... Você disse que agora é crente! Pois saiba que eu também sou. Mas, com certeza se você estivesse orando 24 horas por dia teria evitado essa tragédia. Você está colhendo o que plantou. (Batendo a mão nas costas e debochando): Vigia irmã!
Marta: Falar é fácil. Mas quando acontece com a gente, aí a coisa muda. Eu acredito que a luta que estou passando, chega perto do que aconteceu com Jó.
Paulo: Você está querendo se comparar com Jó? Francamente, você está mais para Dalila. Pensando bem... Eu acho que você deve “estar em pecado” e neste caso precisa de “fazer um concerto” com Deus. Lembre-se de que se você não se “concertar”, pra onde é que você vai... Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar (cantando – Ao findar o labor dessa vida).
Marta: Se eu estou para Dalila, você está para Judas Iscariotes. E tem outra aqui na minha casa  quem manda sou eu. Além disso, eu não posso aceitar um “lobo vestido de ovelha” dentro da minha residência. Você se esqueceu que disse que era crente? Crente de verdade não age dessa forma! Tem amor!
Paulo: Eu sou crente, mas o meu braço não é não.
Quando ele arma o braço para bater em Marta, alguém bate à porta. São as irmãs Maria e Laura. Paulo sai de “fininho”.
Paulo: Ih, sujou. É melhor eu dar o fora. Boa sorte Marta, você vai precisar!
As irmãs cumprimentam Marta com A Paz do Senhor e...
Marta: Olha, se as irmãs não viessem me visitar, eu acho que eu não ia conseguir vencer mais uma batalha.
Laura: A irmã está passando por luta?
Marta: Eu nem sei até onde poderei resistir. A verdade é que a minha filha me abandonou há um mês e até o meu irmão que “dá uma de crente” apareceu do nada e chegou aqui e “desceu a lenha” em mim. Eu estou até um pouco deprimida e nem consigo dormir direito. É luta que não acaba mais!
Maria (abraçando Marta): Irmã, eu também passei muita “provação” quando eu decidi seguir os caminhos do Senhor. Minha família foi totalmente contra, mas eu busquei ao Senhor e com a graça de Deus hoje eu e minha casa servimos a Deus.
Laura: Deus é misericordioso e isso com certeza deve ser uma forma Dele estar provando a sua fé para saber se você é realmente uma serva valorosa. Mas irmã, nós vamos orar e se Deus quiser você vai “dar a volta por cima” e sair vitoriosa para honra e glória do nome do Senhor.
Maria: Eu tenho um convite especial para lhe fazer. Hoje à noite a igreja toda vai orar no monte. Se quando estamos bem precisamos muito de Deus, imagina numa situação difícil igual à irmã está... Quem sabe Deus concede a bênção mais rápido do que você imagina?
Marta: Eu estou precisando mesmo de oração. Eu vou pegar a Bíblia e daí a gente vai.
Assim que elas vão, Sandra passa em casa e faz um “limpa”.
Sandra: Eu passei aqui para ter uma conversa definitiva. Mas a “véia” não pára em casa. Vai ver que está batendo perna. Sendo assim, “euzinha” agora vai deitar e rolar. (E leva tudo o que dá conta).
Assim que Sandra sai da casa, Marta retorna da oração e fica assustada com a bagunça e a falta de vários objetos.
Marta (olhando para cima): Ah! Senhor! Tudo, menos isso! Eu saí para buscar a Tua presença e agora que eu ia descansar, encontro a minha casa nessa bagunça. Até parece que foi assalto! Onde foi que eu errei? Meu Deus, o que será que eu fiz para merecer isso? Sinceramente... (bem alto) Eu desisto. Eu não agüento mais...
Devido à altura em que Marta estava conversando, a vizinha Aparecida, a Cida, aparece para saber o que está acontecendo e “tentar” prestar alguma ajuda. A vizinha chega sem bater na porta e vai logo perguntando...
Cida (a vizinha - apavorada): Menina que barulhão é esse! O que está acontecendo? Pra quê esse “griteiro” todo? Você pirou mulher? E essa casa toda bagunçada? Você nunca foi assim? Sempre quis ser a certinha... O que houve? Eu estou curiosa...
Marta: Eu saí para a oração e ao chegar aqui topei essa desordem. Se a minha filha estivesse em casa para me ajudar, acho que teria evitado esse assalto. Por que, só pode ser isso? A pessoa que entrou aqui levou um monte de coisas boas que eu tinha.
Cida: Agora eu acredito que esse negócio de igreja fez você pirar de vez. Como é que a sua filha sumiu se eu acabei de ver ela sair daqui com umas sacolas cheias de coisas? Amiga, não me leve a mal, afinal de contas, só não viu a Sandra sair daqui quem é cego!
Marta: Agora eu estou entendendo... Então foi ela que esteve aqui e levou tudo. O pior é que eu nem sei onde encontrá-la...
Cida: Pois é... É por isso que eu “não sou chegada” nesse negócio de igreja e você vê que eu estou muito bem com a minha família. Quem manda você também ir “caçar sarna pra se coçar?” Vamos ver onde está o seu Deus agora! Quem sabe Ele transforma a filha que você tanto pediu a Deus e faz ela voltar pra casa? Eu estou indo embora, mas eu quero deixar bem claro que eu só quero te ajudar. Depois você me conta essa história nos mínimos detalhes...
Marta: Então aguarde. Ele vai me conceder a vitória. Eu sei que o Deus que eu sirvo não é de brincadeira.
Abatida e quase “passando mal”, Marta liga o rádio e começa o Plantão Policial.
Apresentador do programa Plantão Policial: Vamos então a mais uma notícia policial:
TRAGÉDIA EM PORTO VELHO: DONA-DE-CASA É MORTA COM 32 FACADAS PELO MARIDO
Morreu na última segunda-feira, por volta das 11h da manhã, em Porto Velho, a dona-de-casa Sandra Medeiros Brandão com 32 facadas. Segundo a polícia local, o principal suspeito de ter praticado o crime é o marido da vítima, João Carlos Brandão, conhecido como “Carlinhos” e que se encontra foragido. De acordo com uma testemunha que preferiu não se identificar por temer represálias por parte do criminoso, o mesmo costumava chegar em sua residência alcoolizado, sendo que sua esposa e seus dois filhos eram constantemente espancados. Mais detalhes a qualquer momento aqui no Plantão Policial.
Marta (chorando): Só pode a minha filha! Eu não queria que ele saísse de casa e agora acontece isso. Meu Deus do Céu, o que foi que eu fiz para merecer isso?! Será que é porque eu “coloquei a carroça na frente dos bois” e fui mãe solteira? Pra mim chega! Eu não agüento mais tanta luta! (olhando para cima): Ah! Senhor, se eu pequei contra ti, me perdoe, me dá uma solução, antes que a minha vida seja ceifada...
Chegam as irmãs Maria e Laura para fazerem uma nova visita e saberem da situação de irmã Marta. Elas se cumprimentam e Laura desconfiada por causa do semblante de irmã Marta pergunta...
Laura: Irmã, você está com um semblante abatido... Está acontecendo alguma coisa?
Marta: O pior aconteceu! A minha filha fugiu de casa há mais ou menos uns cinco anos e eu acabei de ouvir no rádio que uma pessoa com o mesmo nome dela morreu em Porto Velho com 32 facadas. Foi a pior coisa que poderia acontecer na minha vida.
Maria: Calma irmã. Deus vai te dar a vitória. Existe tantas pessoas com o mesmo nome e esse caso pode ser apenas uma coincidência.
Marta: Tomara que seja mesmo apenas uma coincidência. Eu não posso nem pensar que existe outra possibilidade!
Laura: Vamos ler um versículo na Palavra do Senhor pra saber o que Ele tem para falar conosco hoje. (Ela pega a Bíblia, abre e...) Eu vou ler aqui em Isaías 60:1, que nos diz o seguinte: Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. Apenas esse versículo. Vamos orar. (E realizam uma rápida oração e se despendem dizendo que irão continuar orando por irmã Marta).
Marta: É... Realmente Deus falou comigo através das irmãs que me visitaram. Agora só me resta esperar e deixar as coisas acontecerem. Mas eu queria pelo menos ver a minha filha viva ou morta. Com fé em Deus eu vou vencer. Se Deus trouxer a minha filha de volta, eu irei jejuar durante 15 dias e ajudar na construção do templo do Senhor.
De repente aparece Sandra totalmente “descabelada” e com leves ferimentos pelo corpo.
Marta (olhando para o céu e chorando): Obrigado Jesus! Obrigado Jesus! (E abraça a filha).
Depois de um breve momento...
Sandra: Mãe, se arrependimento matasse, eu não estaria mais viva. Na verdade eu fui vítima de uma cilada e o cara legal que eu conhecia na verdade era traficante de drogas. Todas as noites eu sonhava com a senhora. Por pouco hoje eu não era mais uma viciada e apanhei desse malandro muito, “igual cachorro”.
Marta: Filha, foi o Poder de Deus e que trouxe você para casa. Quero que você saiba que eu te amo! Eu te amo mais do que você pode imaginar... E agora vamos construir a nossa vida para a honra e glória do nome do Senhor.

Autor: Elias Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário