quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

IGREJA DOENTE

Narrador: O Objetivo da peça, não é fazer graça para divertir os irmãos. Os personagens desta peça são muito engraçados em um ponto de vista, mas o fato deles serem reais em algumas igrejas, faz com que nos sintamos muito triste. E isto aborrece ao Senhor. O nosso objetivo não é outro, senão advertir de uma maneira sutil e inteligente. Queremos com esta peça, alertar a cada um em particular, e a igreja em geral. Se a sua vida cristã se identifica com a de algum personagem aqui representado, sugerimos então que pare e faça uma analise . Você está aborrecendo a Deus e a sua vida não esta sendo reta perante a Bíblia. A Igreja Doente, aqui representada nesta peça não existe, por isso queremos advertir que não nos espiramos em qualquer denominação, para compor este trabalho. Qualquer semelhança com alguma igreja que o irmão ou a irmã conheça, é simples coincidência. A Igreja doente não existe, mas os membros delas estão espalhados por aí. Temos certeza de que depois que os irmãos verem esta peça, nunca mais irão querer fazer parte desta Igreja invisível.

Narrador: vamos conhecer agora Aparício, o irmão aparência.
Traje: Paletó, gravata, uma Bíblia bem grande debaixo do braço, cabelo curto, barba bem feita e uma expressão de “santo”. Este personagem, a princípio não fala nada. Age com a cabeça, criticando tudo ao seu redor. Olha as dependências do templo e reprova com a cabeça.
Narrador: Meu irmão, este é o nosso irmão Aparência. Um santo em forma de gente. Ele está sempre fantasiado de crente. Na igreja é um santo homem. Já nasceu "enternado". Perfeito, leal, boa gente, mas já que ele é tão crente, vamos ver o que carrega nos bolsos. (O irmão aparência fica parado. O apresentador vai até ele e tira as seguintes coisas do seu bolso: Bilhetes de loteria, maço de cigarros, um revólver, etc.)
Narrador: (depois que tirou todos os objetos do irmão aparência): Que é isto irmão Aparício? Apostas, revólver, cigarro?
Aparício: Sabe como é né. A vida tá muito difícil, tem fazer uma "fezinha" para ganhar um dinheirinho. O cigarro é nas horas vagas. Agora o revólver é por causa da insegurança, meu bairro é muito perigoso!!
Narrador: Mas Aparício, a nossa segurança é Jesus. E a Palavra? Vamos chamar então a esposa e seu filho. (Entra em cena uma mulher toda machucada, cheia de esparadrapos pelo corpo e o filho que tem medo de se aproximar do pai)
Narrador: Ué minha senhora. O que aconteceu? Acidente?
Esposa do irmão Aparício: Que nada. Ele (apontando) me espancou.
Aparício (tentando se justificar): Mentira, ela caiu da escada, ela é doida, está tentando destruir minha carreira. Não lhe dê ouvidos.
Narrador: Quem diria, héin? As aparências enganam...
O irmão Aparência, esposa e filho saem da cena, ficando somente o narrador.
Apresentador (com a Bíblia na mão lendo): "Disse o Senhor: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua estatura, porque o tenho rejeitado. Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê apenas o eu está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (I Samuel 16.7)."Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade." (Mateus 23.25-28)"Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dele, destas pessoas, afasta-te" (II Timóteo 3.5).
Narrador: vamos conhecer agora Crentido, o irmão Crítica.
Traje: paletó, gravata, Bíblia debaixo do Braço. Entra em cena caminhando rapidamente.
Crentildo: Viram só? Igreja vazia. Culpa do pastor. Olha gente, esta igreja já não é mais a mesma. No tempo do pastor Dodô sim, é que dava gosto. Aquilo sim é que era igreja. Mas este Pastor aí, dá muita moleza prá turma. A mocidade faz o que bem entende, a união dos homens, só tem vagabundos, que não querem nada de trabalho, a sociedade de senhoras, não quer nem saber de fazer alguma coisa para o Senhor, só sabem fofocar. As moças daqui da igreja então, nem se fale., só vêm à igreja por causa dos moços. Isso sem falar nos rapazes, que são tudo uns "mauricinhos", com as calças agarradinhas, que nem de mulher. Ah, se eu fosse o pastor, essa turma ia ver o que era bom. Colocava muita coisa no lugar. Ah, se eu fosse eu!!(Zangado sai de cena)
Narrador: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão". (Mateus 7.1-5)."Não julgueis segundo a aparência, mas segundo a reta justiça". (João 7.24)"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim, que não nos julguemos mais uns aos outros, antes seja o vosso propósito, não colocar tropeço ou escândalo ao irmão." (Romanos 14.12-13).
Narrador: Vamos conhecer agora Ananias e Safira, os mentirosos
Trajes - Roupas comuns. Não é preciso que os mesmos estejam de paletó e gravata. Bíblias debaixo do braço seria interessante. (Os dois se encontram no meio da igreja e se cumprimentam.).
Ananias: Ontem eu fui pregar lá na Vila Cocada. Sabe quantos eu converti? Mais de seis mil levantaram as mãos. Estou ganhando tantas almas para Jesus que eu nem sei se vão caber todas lá no céu.
Safira: Só isso? Isso aí eu ganho por minuto, para Jesus.
Ananias: O Lula me convidou para pregar na campanha dele, em alguns países.Safira: Convidou você também? Ele me chamou, mas eu não poderei ir, infelizmente. Marquei com o Baraque Obama no mesmo dia. O Obama me quer de qualquer maneira cantando no programa dele.
Ananias: Bem, eu vou embora. Estou cansado. Já distribui mais de um milhão de folhetos, só na parte da manhã. Temos que trabalhar né, irmão? Senão o Senhor vem e "nóis" fica.
Safira: Eu também já vou indo. Preciso ligar para o Obama, e confirmar minha ida. Mas eu não vou pregar. Só para assistir e olhe lá.
Ananias: Então boa noite. (Os dois dão alguns passos. E depois se voltam, um para o outro e dizem juntos:)
Ananias e Safira: Eu nunca vi gente mais mentirosa que você!
Narrador: "Mas quanto aos tímidos, incrédulos, assassinos e aos fornicários, e aos feiticeiros, aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que á segunda morte". (Ap 21.18)"Vós tendes por pai o diabo, ele foi homicida desde o começo, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e o pai da mentira". (João 8.44)"Pela hipocrisia dos homens que falam mentira, tendo cauterizado a sua própria consciência." (1 Tm 4.2)"Não mintais uns aos outros, pois que vos despistes do velho homem com os seus feitos." (Cl 3.9)"Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade, cada um com o seu próximo." (Ef 4.25).
Narrador: vamos conhecer agora Linguarilda e Linguaruda, as línguas compridas.
Trajes: As fofoqueiras devem estar bem vestidas. Uma delas pode carregar debaixo do braço, ou mesmo ficar folheando durante o diálogo, uma revista.
Linguarilda - Ce viu menina? O marido da irmã Elza comprou um carro novo.
Linguaruda - Também... pagando com sem fundo, até eu.
Linguarilda - você já reparou como a irmã Dirce se veste mal. Não sabe combinar as roupas. Imagine só, que outro dia estava com uma saia azul e uma blusa marrom. Aquela ali só não é mais cafona por falta de espaço!!!
Linguaruda - Cafonice né irmã? O marido dela é a mesma coisa. Eu tenho pena é dos filhos, que irão ao mesmo caminho.
Linguarilda - O pastor devia falar isto no púlpito, né? Já pensou se vem alguém de fora, algum deputado, alguma visita importante? Vai pensar que a gente é caipira.
Linguaruda - O pastor não fala é nada. É outro que não tira aquele paletó, entra ano e sai ano, mas o paletó não sai do corpo.
Linguarilda - Bem eu vou me embora. Você vai à reunião das senhoras amanhã?
Linguaruda - eu? Eu não. Essas irmãs desta igreja só sabem falar da vida dos outros e você sabe que eu não gosto dessas coisas.
(Saem de cena da mesma maneira que entraram, conversando descontraidamente)
Narrador: "A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede a bênção e maldição. Meus irmãos, não convêm que isto se faça assim.." Tiago 3.6-10"Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs." (2 Tessalonicenses 3.11)."E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém." (1 Timóteo 5.13).
Narrador: Vamos conhecer agora Ester, Rute e Mirian, as namoradeiras.
Trajes - Meninas vestidas na moda, moderninhas, entram mascando chicletes. Não devem carregar Bíblias, devem trazer discos de algum cantor famoso, revistas.
Ester - Sábado que vem a nossa juventude vai visitar a igreja lá de Vila Cocada. Eu vou. Lá tem cada cara bonito. Cada pão! Cada gato! Cada pedaço-de-mau-caminho...
Rute - Eu não acho e não vou. Prefiro os da Vila Pincel. Eu vou falar com o presidente da Unijovem, prá gente dar um pulo lá.
Mirian - É uma questão de gosto. Eu acho o presidente da Unijovem da Vila Batata Doce, a coisa mais fofa que já vi.
Ester - Gozado né, na nossa igreja só tem homem feio. Cada canhão, que dá até desgosto. Até parece a guerra do Golfo, só tem artilharia pesada.
Rute - Os bonitinhos já arrumaram namoradas. Não é uma droga?
Mirian - Eu estou pedindo a Deus, um namorado. Mas tem que ser bonito. Olha, para falar a verdade, nem precisa ser muito crente, mas sendo bonito.... "tá limpo".
Ester - ah, eu também, rapaz feio eu não quero. De feia já basta a vida. (Continuam as conversas e vão saindo descontraidamente)
Narrador: "Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram." (Hebreus 4.2)"Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés; portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o SENHOR porá a descoberto a sua nudez, naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua, os pendentes, e os braceletes, as estolas, os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos, os anéis, e as jóias do nariz, os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas. os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus. E será que em lugar de perfume haverá mal cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura." (Isaías 3.16-24).
Narrador: vamos conhecer agora Salomão, o crente galã.
Traje - Esportivo. Um rapaz bem vestido. Não precisa ser bonito. Deve usar óculos Rayban e fazer pose. Entra penteando o cabelo. Entra caminhando devagar e observando para ser se tem alguma menina na igreja. Pode piscar para algumas delas, trazer uma chave de carro e ficar balançando durante o "flert".
Salomão Galã - (Depois de observar algum tempo) - Puxa! Essa igreja não ta com nada. Não tem "mina", vou embora antes que o culto comece e eu tenha que assistir.
Narrador: "Alegra-te mancebo na tua mocidade, e, recreie-se o seu coração os dias da sua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos. Sabe porém , que por todas estas coisas, te trará Deus juízo". (Eclesiastes 11.9)."Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus ias, e, cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles prazer algum". (Eclesiastes 12.1).
Narrador: Vamos conhecer Apolo, o irmão esportista..Traje - Roupa de esportista. Uma bola de futebol, ou de basquete, ajudaria a enriquecer o personagem. Pode ser até uma raquete de tênis, bola de vôlei ou futebol. O personagem entra caminhando.
Apolo: Eu tive uma idéia genial. É Preciso movimentar os jovens desta igreja. Em vez de estudos bíblicos, reuniões de oração, eu estava pensando em promover um torneio de esportes. Ping-pong, dama, futebol de salão e campo. Eu aposto que o presidente da Unijovem vai gostar. Ele também não é muito chegado às reuniões de oração e estudos bíblicos mesmo. Jóia! E pensando bem, o torneio poderia ser realizado aos domingos pela manhã, na hora da Escola Dominical. O que eu estou fazendo aqui? Vou logo falar com meu pastor. (Sai apressadamente).
Narrador: "Porque há muitos desordeiros, faladores vãos e enganadores, principalmente os crentes, aos quais convém tapar a boca, homens que transtornam casa inteiras, ensinando o que não convém, unicamente por torpe ganância"."Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis e desobedientes, e reprovados para toda boa obra". (Tito 1.10,16)
Narrador: E agora Tenorildo , o irmão cantor.
Traje - Livre. Livros de música na mão cd"s, DVD's, etc. o personagem entra cantarolando um hino conhecido, e deve cantar com voz forte.
Tenorildo- o meu problema nesta igreja é o seguinte: Eu tenho uma voz bonita, e gosto de cantar. Deixo muitos irmãos daqui da igreja no chinelo. Já ganhei prêmios em concursos de calouros e cantores.. Eu adoro fazer solos. Mas aqui nesta igreja, eu não tenho a mínima chance de mostrar o meu talento. O pastor é o culpado. Eu quero cantar no culto de domingo, dia que a igreja está cheia, mas ele me disse que se eu quiser é o culto de quinta.. De quinta não é pra mim. Estou pensando em sair daqui. Se não quiser enterrar o meu talento, terei que procurar um outro lugar, onde possa mostrar este dom que Deus me deu.. Só nos cultos da semana e nos pontos de pregação.... Assim não dá!Sai da cena exatamente como entrou, só que agora cabisbaixo e aborrecido. Cantarola um hino conhecido.
Narrador: Lendo na Bíblia tão logo o cantor deixe o palco: "Este povo que se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me louvam e me honram, mas o seu coração se afasta para bem longe da minha face". (Isaías 29.13)."Aquele que se exalta será humilhado". (Lucas 14.11).
Narrador: Agora vamos conhecer Etelvino, o irmão pregador.
Traje - Paletó, gravata, Bíblia bem grande debaixo do braço. Entra em cena caminhando devagar, lendo a Bíblia.
Pregador - O que mais me aborrece nesta igreja, é que eu sou um bom pregado, mas nunca tenho oportunidade. Eu prego muito bem, tenho uma boa palavra, mas aqui nesta igreja me sinto inútil.O pastor quer que eu pregue nos cultos durante a semana, mas nestes cultos, quase não tem ninguém na igreja. Eu quero mesmo é pregar nos cultos de domingo à noite, quando a igreja está cheia. Mas o pastor não vê isso. E olha que prego bem. O Silas Malafia perto de mim é um analfabeto, um seminarista. Sei homilética, "omelete" e tudo mais...Sai de cena como entrou, lendo a Bíblia e caminhando devagar.
Narrador: "E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentimento. Endurecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração". (Efésios 4.17)."Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo". (Filipenses 2.3)."E rogo-vos irmãos, que noteis os que provocam dissensões e escândalos contra as doutrinas que aprendestes, desviai-vos dele, porque os tais não servem ao nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre, e com palavras e lisonjas enganam os corações dos simplices". (Romanos 16.17-18).

Narrador: Vamos conhecer agora o irmão Raimundo, com um pé na igreja e outro no mundo.
RAIMUNDO: Viram só! Em pleno domingo à noite a igreja está vazia. Com certeza assistir ao Fantástico é bem melhor do que ficar nesse “cultinho”. Mas também tem um irmão na igreja que quer a gente jejua todo mês. Se fosse uma vez por ano, tudo bem, mas... O pastor por exemplo já disse que uma vez por ano está de bom tamanho. Para mim esse negócio de jejuar já saiu da moda há muito tempo. Eu sou crente, mas vocês tomam cuidado porque o meu braço não é não!
Narrador: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar ao outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. (Mateus 6:24). E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno (Mateus 5:30).Agora vamos conhecer Crentina, a Supercrente.

CRENTINA (olhando para o céu e a para o público): Pai, perdoa, eles não sabem o que fazem. Eis me aqui Senhor. (para o público): Graças a Deus eu estou aqui. Apesar de ter lutas, eu jejuo todos os dias. Eu não sei como é que pode ter pessoas que não gostam de jejuar. Essa igreja está fraca porque o pastor não tem domínio sobre as ovelhas. Comigo as ovelhas tem ser tratadas no cabresto. Mas um dia eu ainda vou ser pastor dessa igreja e aí vocês vão ver. Quem não andar na linha tá fora! Pois é Deus no céu e eu na Terra!
Narrador:Quem exalta será humilhado e que humilha será exaltado. (Lucas 14:11). Agora vamos conhecer outra pessoa que freqüenta a Igreja Doente: Jezabel, a irmã vaidosa.

JEZABEL: Mas eu não acredito no que eu estou vendo! É por isso que tem muita irmã solteira aqui! A única solução que existe é eu tentar dar um toque de beleza nessas irmãs. Elas não se cuidaram por isso ficaram acabadas assim. Vocês podem até me acharem vaidosa, mas a mulher que nunca quis se produzir que atire a primeira pedra! Eu vou dar um conselho de amiga: as solteironas aí, se não se “produzirem” pra ficarem bem bonita, vão passar a vida toda encalhada! A minha parte eu já fiz, quem quer ser feliz no amor, que dê um trato porque a beleza é fundamental.
Narrador: Portanto, digo isto e testifico no Senhor para que não andeis como andam os gentios, na vaidade de sua mente (Efésios 4:17). E vamos conhecer agora a irmã Laudicéia, a irmã “morna”.

LAUDICÉIA: Eu nem sei o que eu estou fazendo aqui hoje, já que o meu lema é cada um por si e Deus por todos. Eu até venho à igreja, mas aqui não é a minha praia. Eu só vim mesmo porque eu não tinha nada interessante pra fazer. Eu vou até confessar uma coisa: eu não suporto esses irmãos que “enchem o saco” até na hora que eu cometo um “pecadinho”. Pra falar a verdade eu quero uma igreja que pregue um evangelho bem light. Até o mês que vem, se eu não tiver uma coisa bem interessante para fazer.
Narrador: Assim porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca (Apocalipse 3:16). Oh! Quão bom e suave é que os irmãos vivam em união. (Salmos 133:1). Vamos conhecer agora Novícia, a irmã Novidade.

NOVÍCIA: Será que ninguém desconfia que essa igreja está cada vez mais vazia?! O que acontece é que o pastor sempre prega a mesma mensagem, sobre a mesma pessoa... O assunto não muda. E ninguém faz nada. E se fosse só o pastor era fácil de dar um jeito. O problema é que a equipe de louvor – se é que aquilo pode ser chamado de equipe – sempre canta os mesmos hinos, com o mesmo ritmo do século passado. Pra igreja encher tem que inovar, cada dia trazer uma dinâmica nova. É preciso ser um evangelho atraente. Eu sempre bati nessa tecla: um evangelho com tudo certinho não vai fazer a igreja crescer e encher de membros. Mas ninguém ouve os meus conselhos e por isso deu no que deu...
Narrador: E, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do Livro dessa profecia, Deus lhe tirará a sua parte da Árvore da Vida e da Cidade Santa, que escritas nesse livro. (Apocalipse 22:19). Vamos conhecer agora o irmão Pedro. (Pedro está indo à igreja e encontra uma jovem).

JOVEM: E aí moço, você pode me ajudar?
PEDRO: Como assim? Se estiver ao meu alcance tudo bem.
JOVEM: Acontece que uma amiga minha está mal, parece até que ela está meio perturbada por algum “encosto”. Você pode ir até a casa dela para realizar uma oração? Você tem um jeito de crente.
PEDRO: Você deve estar me confundindo! Eu não sou crente não. Eu só vou à igreja de vez em quando e olhe lá. E é pra dar uma olhada numas gatas.
JOVEM: Pois eu tinha certeza de que você era crente! Mas de qualquer forma muito obrigado viu! (O jovem sai e...)
PEDRO: Vocês acham que alguém no meu lugar iria fazer diferente? Eu tô fora! E se na hora baixa um trem na moça, o que eu ia fazer? Afinal eu sou crente só nas horas vagas. Ser crente é coisa de velho!
Narrador: Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos Céus (Mateus 10:33) Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia e nem a hora (Mateus 25:13). Vamos conhecer agora Tomé, o irmão incrédulo.

TOMÉ: Olha irmãos, tem igreja aí que os irmãos dizem que o fogo está caindo, que a coisa está acontecendo... Mas é preciso ter cautela. Eu, por exemplo, só acredito vendo. Eu tô na igreja desde pequeno e até hoje a minha vida continua a mesma, sem tirar e nem pôr. Eu tenho lá as minhas dúvidas. Pra mim não basta ouvir, eu quero sentir. Eu já cansei de buscar e até agora nada.
Narrador: Disse-lhe Jesus: porque viste, creste? Bem-aventurados os que não viram, mas creram. (João 20:29), Buscar-me eis e me achareis se me buscardes de todo o coração. (Jeremias 29:13). E vamos conhecer agora o “esse lentíssimo” pastor da Igreja Doente. Que entre o irmão Pastor. (O Pastor atrasa um pouco... E chega cumprimentando os irmãos como se fosse candidato a deputado)

PASTOR: E aí irmãos, beleza! Eu quero avisar a todos que a oração das seis horas dos finais de semana está cancelada até segunda ordem. Acontece que os irmãos andaram reclamando do cansaço do dia-a-dia e eu resolvi que em vez de orar nós vamos bater uma “bolinha”. E outro aviso importante: a partir de agora não teremos mais cultos durante a semana. Só sábado e domingo, quando não houver nenhuma outra atividade. Vocês estão liberados para ver os filmes, o jogão de quarta-feira e toda a programação da televisão. As irmãs podem comemorar: a partir de agora nada vai atrapalhar vocês de perderem a novela preferida. Agora eu vou porque eu não quero perder nenhum lance do jogo que já deve estar começando!
Narrador: Filho do Homem profetiza contra os pastores de Israel, profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, vos vestíeis da lã e matais o cevado, mas não apascentais as ovelhas. (Jeremias 34: 2-3).
(Voltam todos os personagens da peça) Este é o momento final da peça. A hora em que os ouvintes meditarão, para descobrir se há alguma identificação com algum dos personagens. Seria interessante que fosse cantado algum hino, antes da mensagem final, que será proferida pelo narrador.
A Igreja Doente – O Epílogo
Narrador: Deus deseja usar a "igreja doente". Pode parecer uma coisa absurda, mas há verdades nestas palavras que digo no final desta peça. Mas eu explico. Nós lemos na Bíblia, a história de uma cidade chamada Nínive. Esta cidade fazia tudo o que aborrecia a Deus: prostituição, adultério, roubo, idolatria. E Deus já havia providenciado um meio para ela fosse destruída - Deus havia dado um basta para os habitantes daquela cidade. E mandou que Jonas fosse até ela e pregasse, avisando que seria destruída. E Jonas foi. Avisou do perigo que corria e que iria ela seria riscada do mapa, porque Deus estava com Nínive "pelas goelas". Ma aí, aconteceu uma coisa que Jonas não esperava. A cidade se arrependeu. Reconheceu o seu erro. Cingiu-se de pano de saco e cinza, numa forma de dizer que estava humilhada e arrependida. E Deus mudou o seu plano. E podemos aprender com este livro, o de Jonas, que o arrependimento sincero, muda os plano de Deus. Em Jeremias 18.8, nós lemos o seguinte: "se a tal nação contra a qual eu falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe." Este é um dos textos mais lindos da Bíblia Sagrada. Agora leia no livro de Jonas 3.10: "E viu Deus as obras deles, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria e não o fez.". É por isso que nós dissemos que Deus deseja usar a "igreja doente"! Desde que os seus membros se arrependam e se convertam dos seus pecados. E é por isso que nós quisemos e queremos alertá-lo do grande e grave perigo que você está correndo, se em algum momento você se identificou com algum personagem desta simples peça de teatro. Se você se arrepender nesta noite, vai ver que a sua vida vai mudar de rumo e isto significa que Deus mudará o se plano em ralação a você: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1.9)Você melhor do que ninguém sabe como anda a sua vida. Você sabe também o que Deus está pensando a seu respeito, porque foram lidos os textos que se encaixavam com a vida de cada personagem. Então nós queremos pedir agora, em nome do Senhor, aí onde você se encontra, que confesse a sua fraqueza, dia a ele que a sua vida se identifica com a de um personagem dessa peça que Deus conhece, mas que você gostaria de deixar esta vida que você está aborrecendo a Deus. Faça isso agora enquanto nós iremos orar também. O remédio para uma "igreja doente" é Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário