quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A cruz de cada dia - Peça de Teatro

O Pastor da igreja inicia a pregação da Palavra (veja esboço à página 02) e vai chamando algumas pessoas para falarem a respeito da cruz que carregam. Após o depoimento, o pastor continua a mensagem.

01. Cruz na área Financeira: A minha cruz é na área financeira. Estou desempregado, meu nome está no SPC, eu não sei mais o que fazer. Sinceramente pra mim não dá mais. Não tenho nem vontade de orar. Parece que Deus não se importa comigo. Eu preciso dar um basta nessa situação, pois pra mim chega! Eu não quero mais essa cruz. Eu estou devendo a Deus e ao mundo. Muito mais para Deus, porque eu não tenho sido fiel à sua Palavra.

02. Cruz na área da Saúde: Sem dinheiro até daria para ficar, mas sem saúde não tem como. Eu sinto dor no corpo todo, já fui ao médico e não descobriram nada. Tudo indica que a minha doença é na alma. E nesse caso não tem remédio que cura. Esse problema de saúde tem me deixado muito desanimado, parece que a minha vida está por um fio. Eu não tenho forças nem para falar com Deus. Já sei o que vou fazer: vou dar um basta nessa situação, pois essa cruz não consigo carregar. Eu estou desesperado!

03. Cruz na área da Família: Bem, quem me dera poder viver de bem com a minha família! Olha, para falar a verdade, eu não gosto de mentira, mas, família igual a minha ninguém merece! Eu casei e fui morar com a minha mãe. Até aí tudo bem? Nada disso. Tudo mal. Pensa na confusão... Minha mãe e minha esposa não se entendem e eu fico nesse fogo cruzado. Meus irmãos então nem se fale! E ainda têm a coragem de dizer de boca cheia que SÃO SERVOS VALOROSOS... QUE SERVEM A DEUS... Eu decidi me livrar dessa cruz e dar a volta por cima até porque eu sou o “melhorzinho” da família. Como praticamente eu não vou à igreja, então não tem problema agir por conta própria. Eu não quero mais essa cruz...

04. Cruz no Trabalho: A minha cruz (e que cruz hein!) é no meu local de trabalho. Oh lugar pra ter gente invejosa! É cada um pior que o outro. O meu chefe não tem autoridade. Cada um fazer o que quer. E o pior é que a única pessoa que eu podia confiar é uma fofoqueira de mão cheia. Na empresa em que eu trabalho tem pessoas de várias igrejas, mas chegando lá eles se transformam. Até hoje eu ainda banquei a certinha, mas a partir de agora eu vou dançar conforme toca a música. Carregar a minha cruz sozinha, me estressar... Jamais...

05. Cruz nas “Amizades”: Eu fui fiel a Deus durante muito tempo. Mas depois comecei a freqüentar locais onde os meus amigos me convidavam e eu mesmo com vontade de ir, sempre dizia não... Depois eu vou... Até que um dia eu fui mesmo. Que dia! Era uma festa daquelas com tudo o que tem direito: bebidas, drogas... E por curiosidade eu fui experimentando. Era aquela velha história: quando eu quiser parar, eu paro. Mas a realidade não é bem assim. Fui preso, comi o pão que o diabo amassou... Sofri muito. Tudo isso por causa das noitadas com os meus amigos. E o pior é que nenhum deles foi me visitar na cadeia. Hoje eu sou um ex-presidiário e quero mudar a minha vida, mas me sinto sem forças. Sozinho eu não consigo carregar essa cruz. Será que alguém se importa por mim?

06. Todas as Cruzes: Eu quero dizer que eu carrego a minha cruz na área financeira, na saúde, na família e no meu local de trabalho nem se fale. Algum tempo atrás eu até pensei em desistir, mas hoje existe um diferencial: o meu alvo é Cristo e é Ele que eu sigo. As dificuldades existem, mas com Deus em minha vida eu me sinto renovado a cada dia. Eu pedi a Deus força... Deus me deu dificuldades para me fazer forte. Eu pedi sabedoria... Deus me deu problemas para resolver. Eu pedi paciência... Deus me deu lutas para provar a minha fé. Eu pedi prosperidade... Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar. Eu pedi coragem... Deus me deu perigos para superar. Eu pedi amor... Deus me deu pessoas com problemas para ajudar. Eu pedi favores... Deus me deu oportunidades. Eu não recebi nada do que pedi... Mas eu recebi tudo de que precisava. Por isso hoje eu agradeço a Deus por tudo o que sou. Agora eu sigo carregando a minha cruz com a certeza que Deus está comigo em todos os momentos.









Esboço da mensagem para o Pastor

NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME

No Evangelho de Marcos 8.34, Jesus Cristo chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Você já meditou na profundidade das palavras do Senhor Jesus Cristo neste mandamento? Considere as palavras do Senhor e responda a você mesmo, se já renunciou a tudo para seguir as pegadas de Cristo, para que a sua fé não seja vã, mas seja fortalecida pela obediência na palavra do Deus vivo e na esperança da vida eterna.
Negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Cristo: Estes são os princípios que verdadeiramente nos conduz a salvação, porque são mandamentos daquele que, tão somente “Ele”, tem poder para salvar, porque em nenhum outro há salvação.
NEGUE-SE A SI MESMO - Negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor.
Negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem. Ter a mesma humildade de Cristo, andar em santidade como “Ele” andou, guardando os seus mandamentos fazendo a vontade do Pai. Isso é negar a si mesmo.
O mancebo rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, o Senhor lhe disse que deveria guardar os mandamentos, ele respondeu a Jesus que já fazia isso desde a sua mocidade. A palavra afirma que Cristo o amou e disse-lhe: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades (Marcos 10.17 a 22).
Aquele homem sentia o desejo de ver a glória de Deus e buscou a Jesus Cristo, o qual lhe tendo ensinado o caminho que leva a salvação e a renúncia que o seu desejo exigia, recusou-se em negar-se a si mesmo, em abandonar os bens desta vida, à esperança de um tesouro no céu, algo lhe infinitamente maior do que toda a riqueza deste mundo. Porque negar-se a si mesmo para seguir as pegadas de Jesus exige desapego, abdicação dos prazeres da carne para viver uma vida espiritual sob a égide do Senhor.
Então disse Jesus: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus. Que importa ao homem, ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Lamentavelmente, hoje, muitos estão no mesmo caminho daquele mancebo rico, procuram servir a Jesus com único interesse nas coisas deste mundo, querem viver na abundância dos prazeres da carne, em regalia esplêndida, mas não querem compromisso com Deus, não renunciam a si mesmo para servir o Senhor.
Abandonaram a graça do Senhor Jesus, pelas prosperidades materiais que são coisas pequenas, inúteis e vãs, diante da grandeza da glória do Senhor e da vida eterna no reino de Deus, juntamente com Jesus Cristo e todos os seus santos anjos.
TOME A SUA CRUZ - Em Mateus 10.38 disse Jesus: Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim.
Tomar a sua cruz é assumir o compromisso definitivo com o Evangelho de
Cristo. É o arrependimento, a conversão, o abandono do pecado, e o entregar-se à inteira dispensação do Senhor cumprindo os mandamentos de Cristo e fazendo a vontade do Pai.
Tomar a sua cruz é imitar o gesto do homem de Deus, o qual, sob o completo domínio de Cristo, disse: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2.20).
Tomar a sua cruz é amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como Cristo nos amou, se necessário, dar a sua vida por ele.
A palavra do Senhor diz que se você não ama o seu irmão, o qual você vê, como poderá amar a Deus o qual não vê? Quem assim procede é mentiroso, e os mentirosos não herdarão o reino de Deus.
Tomar a sua cruz é entrar pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Lucas 14.33 - Disse Jesus: Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.
COMO SEGUIR A JESUS - Seguir a Jesus é andar no mesmo caminho que “Ele” andou em toda a sua boa maneira de viver. Andar na humildade, na fé, na caridade, no amor ao próximo, na coragem de dar a sua vida pelo seu semelhante, na confiança que Deus era com “Ele” e não O abandonaria em nenhum momento da sua vida.
Na Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios 5:1, 2 a palavra do Senhor diz: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Filipenses 2:5 - Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. É exatamente assim que o servo de Deus deve andar, como verdadeiro imitador de Jesus Cristo em toda boa obra, seguindo o seu exemplo e testemunho de vida, procurando imitá-lo em sua perfeição. Isto é seguir a Jesus.
E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Efésios 3:17 e 4:2)
Seguir a Jesus é ser participante das suas aflições, alegrar-se nas provas e tribulações como nos testemunhos dos nossos irmãos, que sofreram por amor ao nome do Senhor Jesus Cristo, porque tinha a certeza da glória que lhes estava reservada. Vejamos:
II Coríntios 1.5 - Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo.
Colossenses – 1.24 - Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.
I Pedro 4.12, 13, diz: Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
I Pedro 5.1 Aos presbíteros que estão entre vós admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Seguir a Jesus é ouvir a sua voz e conhecê-lo: Evangelho de João 10. 14 e 27 - Disse Jesus: Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem.
Ao contrário do que imaginam aqueles que não conhecem a Deus, seguir a Jesus não é nenhum martírio, exige sim a renúncia das coisas mundanas, o que nos faz muito mais saudáveis e nos fortalece tanto material como espiritualmente, antes é prazeroso e gratificante servir ao Deus vivo verdadeiramente em espírito e em verdade.
A palavra do Senhor em I Coríntios 10.13 diz: Fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. E no Evangelho de Mateus 11:28 a 30 disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Em I João 5.3 diz: Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Portanto amados em Cristo, não há razão para nos inquietarmos, o Senhor não nos dará uma prova acima daquilo que possamos suportar, porque o seu fardo é leve, o jugo suave e os seus mandamentos não são pesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário